E EIS QUE, TENDO DEUS DESCANSADO NO SÉTIMO DIA, OS POETAS CONTINUARAM A OBRA DO CRIADOR.
(MÁRIO QUINTANA)

terça-feira, 3 de março de 2009

PRECE...MAS QUE EU MORRA EM PORTUGAL!

(CONVENTO DE CABANAS)

PRECE...MAS QUE EU MORRA EM PORTUGAL!

Se quiser, comece por ligar o vídeo, e acompanhe Amália Rodrigues.

PRECE...MAS QUE EU MORRA EM PORTUGAL!

Pedro Homem de Melo

Talvez que eu morra na praia
Cercado em pérfido banho
Por toda a espuma da praia
Como um pastor que desmaia
No meio do seu rebanho.

Talvez que eu morra na rua
E dê por mim de repente
Em noite fria e sem luar
Irmão das pedras da rua
Pisadas por toda a gente.

Talvez que eu morra entre grades
No meio de uma prisão
Que o mundo além das grades
Venha esquecer as saudades
Que roem meu coração.

Talvez que eu morra no leito
Onde a morte é natural
As mãos em cruz sobre o peito
Das mãos de Deus tudo aceito
Mas que eu morra em Portugal.


Pedro Homem de Melo


Porto, 6 de Setembro de 1904 — Porto, 5 de Março de 1984

Poeta, professor e folclorista português, Pedro Homem de Melo fez de Afife (Viana do Castelo) terra da sua adopção. Ali viveu durante anos num local paradisíaco, no Convento de Cabanas, junto ao rio com o mesmo nome, onde escreveu parte da sua obra, "cantando" os costumes e as tradições de Afife e da Serra de Arga.

Prece - Amália Rodrigues


15 comentários:

In Cucina disse...

Mariazita, que linda poesia e que interpretação da grande Amália Rodrigues!!!

Obrigada por trazeres Portugal à minha casa!Lindo!

Beijos brasileiros, Teresa

Daniel Costa disse...

Mariazita

O poeta Pedro Homem de Melo, Foi um poeta de eleição, que a Amália imortalizou, sobretudo com o pema "Povo que Lavas no Rio". São uma saudade as suas crónicas na TV, sobre o Folclore minhoto e não só.
Nunca serão demais, estas evocações!...
Beijinho,
Daniel

Desnuda disse...

Que maravilhaaaaaaaaaa! Um momento maravilhoso me proporcionou com este post, Mariazita! Obrigada!



Beijos

vieira calado disse...

Muito bonito!


Bjs.

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá...Espectacular....
Beijos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA MARIAZITA, BELÍSSIMO TRABALHO E QUE LINDO AMIGA ... FIQUEI COM O CORAÇÃO A BATER DE ALEGRIA... UM GRANDE ABRAÇO PARA TI AMIGA,
FERNANDINHA

~*Rebeca*~ disse...

Tão lindo esse seu blog, adorei a cor azul!

Vou conhecer seus outros cantinhos.

=]

Rebeca.

-

Mª João C.Martins disse...

Pedro Homem de Melo é um dos poetas que melhor poetizou a voz e o sentimento do nosso povo...
Amália... bem, Amália é Amália..

Amália a cantar Pedro Homem de Melo.. Fabuloso!

Obrigado por mais um momento prazeroso.

Um beijinho

Pelos caminhos da vida. disse...

Simplesmente maravilhoso!

Essa semana estou homenageando nós Mulheres no meu blog,conto com sua presença,obrigada.

beijooo.

Anónimo disse...

Pedro Homem de Melo, um dos grandes divulgadores do folclore português. Uma figura que deixou a sua marca na RTP. Faz bem recordar. Um beijo minha amiga.

SAM disse...

Um singelo carinho, querida!



. . . . .♥♥♥.♥. .♥♥♥. . .♥♥
. . . . . ♥♥♥♥. . . ♥♥♥ . . .♥♥♥
. . . . .♥♥♥♥♥ . . ♥♥♥♥.♥♥ .♥♥
. . . . ♥♥♥♥. . . . ♥♥♥♥. . . ♥♥
. . . ♥♥♥♥♥♥♥. . . . .♥♥. . . ♥♥
. . . ♥♥♥♥♥♥♥♥. . . . ♥♥. . ♥♥
. . . ♥♥♥♥♥♥♥♥♥ . . ♥♥. . ♥♥
. . . . ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ♥.♥♥
♥♥. . . . .♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥.♥♥
♥♥♥♥♥ . . . . . ♥♥
♥♥♥♥♥♥♥. . . .♥♥
♥♥♥♥♥♥♥ . . ♥♥
.♥♥♥♥♥♥♥ . ♥♥
. .♥♥♥♥♥♥. ♥♥
. . .♥♥♥♥♥♥♥
. . . . . . .♥♥
. . . . . . ♥♥
. . . . . .♥♥
. . . . .♥♥
. . . . . ♥♥
. . . . . ♥♥´´´´´´´´´´´


Beijo!

Pelos caminhos da vida. disse...

Tem selinho la pra vc.

beijooo.

EDUARDO POISL disse...

Na margem do mundo
além dos meus olhos,
Belo,
Sei que o exílio será sempre
verdejante de esperança,
O rio,
Que não podemos atravessar
corre eternamente.
(Samuel Menashe)

Tenha um lindo final de semana cheio de amor e paz no coração
Abraços: Eduardo Poisl

RENATA CORDEIRO disse...

Belíssimo post, Mariazita. E a poesia transformada em canção na voz de Amália Rodrigues é algo indescritível.
O poeta já conheço há muito tempo.
Beijos, querida,
Renata

São disse...

Parabéns pelo post.

Feliz Dia da Mulher para ambas...e, se não se importam, para todas as mulheres que aqui aparecerem.

Abraços.